sábado, 14 de dezembro de 2013

Três Rios: 75 anos e muitos motivos para comemorar

Três Rios está em festa. Neste sábado, dia 14 de dezembro, o município completa 75 anos de emancipação política e administrativa. São muitos os motivos para comemorar: antigo distrito da centenária Paraíba do Sul, a cidade que foi emancipada em 1938 se tornou o principal polo econômico e cultural da região Centro-Sul Fluminense.
Intrinsecamente ligada ao município de Paraíba do Sul, Três Rios, antigamente conhecida como Entre-Rios, surgiu como uma sesmaria (território concedido pela Coroa com destino à produção). No século XVIII, a área pertencia a Antônio Barroso Pereira, que a denominou de Entre-Rios por estar localizada próxima ao encontro dos rios Paraíba do Sul, Piabanha e Paraibuna. Foi nesta época que Antônio Barroso Pereira, o 1° Barão de Entre-Rios, fundou a Fazenda do Cantagalo, parte do atual município de Três Rios.
Com a inauguração da Estrada União e Indústria, que passava pelas terras da Fazenda Cantagalo, em 1861, e a construção da Estação Ferroviária de Entre-Rios, o território conquistou um grande contingente populacional. O movimento ferroviário da região passou a ser intenso, atraindo muitos imigrantes, principalmente árabes, que viam no local uma oportunidade para o desenvolvimento de atividades comerciais.
Com a morte do 1° Barão de Entre-Rios, sua filha Mariana Claudina Pereira de Carvalho, a Condessa do Rio Novo, passou a gerir os bens da família, como as fazendas Cantagalo, Piracema, Rua Direita e Boa União. Condessa do Rio Novo construiu inúmeras casas próximas à Estação de Entre-Rios que, com o passar do tempo, se expandiram e criaram um verdadeiro núcleo populacional em Entre-Rios.
Condessa do Rio Novo faleceu em 05 de junho de 1882 e deixou a Fazenda do Cantagalo para a Casa de Caridade que fundou em Paraíba do Sul, a Irmandade Nossa Senhora da Piedade.
No dia 13 de agosto de 1890, o povoado de Entre-Rios foi elevado a 2º Distrito de Paraíba do Sul. O distrito emancipou-se em 14 de dezembro de 1939. Para a pesquisadora Cínara Jorge, Três Rios não conseguiria crescer e se desenvolver atrelado a Paraíba do Sul. “Na década de 30, Três Rios já possuía um contingente populacional maior que o de Paraíba do Sul”, destacou.
O atual prefeito do então município, Vinícius Farah, ressalta que administrar uma cidade tão nova e já com tantos resultados positivos é motivo de felicidade e orgulho, mas que também acarreta muita responsabilidade por ser considerada um polo na região.
“Fico orgulhoso e feliz por fazer parte desse momento de tantas conquistas positivas e isso aumenta nossa responsabilidade por Três Rios ser considerada uma cidade polo. Nascemos de Paraíba do Sul e somos mãe de Comendador Levy Gasparian e Areal, e por isso, carregamos o compromisso de oferecer estrutura e atender aos municípios vizinhos para que possamos crescer juntos. Três Rios é a cidade que mais cresce na região e temos que conduzir esse progresso com competência”, disse o prefeito Vinícius Farah.
Com todo o desenvolvimento vivido por Três Rios, o prefeito Vinicius Farah revela que a cidade acaba passando por alguns problemas e a segurança é dos principais pontos de preocupação do gestor. Segundo o chefe do executivo trirriense, a economia forte tem sido a base para que tudo dê certo e Três Rios continue caminhando prosperamente.
“Temos que oferecer qualidade de vida para as pessoas. As dificuldades existem sim, problemas também, assim como os desafios são apresentados a cada dia. Para conseguirmos obter o sucesso, elaboramos a estratégia de começarmos pelo desenvolvimento econômico. Ter uma receita forte é a base de tudo. Planejamos projetos e ações para todos os setores, os números não metem. Chegamos ao governo com uma verba de R$ 80 milhões, atualmente são R$ 300 milhões. Fizemos um desenho audacioso para crescer e alcançar metas, somos uma cidade empreendedora. Os cursos e as novas empresas instaladas no município são muito importantes para que tudo isso aconteça”, declarou o prefeito.
Vinícius Farah ressaltou a importância dos demais municípios da região e destacou que ainda há muito que acontecer em prol dos trirrienses.
“O crescimento de verdade só acontecerá quando a região Centro-Sul Fluminense for forte. Temos muito amor, carinho e respeito por nossos municípios vizinhos, somos irmãos e estamos prontos para atender a todos eles. A região avançou muito, e Três Rios se consolidou e se fortaleceu, somos uma cidade de referência no Brasil. Nos próximos três anos teremos um crescimento ainda maior em comparação aos últimos anos, muitas ações serão realizadas, e o cidadão terá muito o que comemorar. Peço a Deus que permita que nos próximos aniversários do município estejamos vivendo momentos bons iguais a estes”, finalizou Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário