sábado, 18 de janeiro de 2014

Primeiro casamento entre homens é realizado em Três Rios

Primeiro casamento entre homens é realizado em Três Rios
O município de Três Rios realizou na tarde de ontem (17) o primeiro casamento entre homens. A união, que aconteceu no Cartório de Registro Civil do 1° Distrito de Três Rios, reuniu os noivos, Marcelo Augusto Vargas, de 18 anos, e Waldiney Ferreira,de 21 anos, e familiares.
Morando na mesma cidade, mas em locais distantes, Marcelo e Waldiney tiveram seus destinos traçados através de uma rede social. Através da internet, o casal se conheceu há três anos e começou a trocar mensagens. As afinidades começaram a surgir e, em maio de 2013, o amor falou mais alto: os dois deram início ao relacionamento.
“A princípio, a avó de Marcelo não aceitava nossa relação. Mas, aos poucos, ela passou a me conhecer e a gostar de mim. Hoje em dia, recebemos total apoio de nossos familiares”, declarou o jovem Waldiney.
Após pouco tempo de namoro, Marcelo e Waldiney optaram em dividir a mesma residência, no distrito de Bemposta. O casal, acostumado a rápidas decisões, não pestanejou na hora de dizer “sim” para o amor e resolver pelo enlace matrimonial em novembro do ano passado. Os dois, inclusive, não abriram mão das tradições: realizaram festa de noivado, chá de panela, e tudo mais que pudesse celebrar a importante data que viria a marcar a vida de Marcelo e Waldiney.
Em um casamento regado a muita emoção, os noivos mostraram que estão dispostos a enfrentar juntos os preconceitos. “Nos amamos como qualquer outro casal. Espero que a nossa união sirva como estímulo para outras pessoas que têm medo ou receio de unir-se a outra pessoa do mesmo por conta do preconceito da sociedade”, destacou Marcelo Augusto Vargas, acrescentando que os cônjuges pensam em adotar um casal de filhos nos próximos anos.
Para o responsável pelo expediente do Registro Civil de Três Rios, Fábio Paço, os últimos entendimentos no sentido do matrimônio homoafetivo vêm se desenvolvendo cada vez mais. “O Ministério Público e o Poder Judiciário estão empenhados em cultivar a autonomia privada de cada cidadão e o princípio da dignidade humana, tratando todos como iguais, independente de orientação sexual, e incluindo na sociedade os novos formatos de família.
O casamento de Marcelo e Waldiney foi o segundo entre pessoas do mesmo sexo a ser realizado no município de Três Rios. Em maio de 2012, duas mulheres uniram-se, conforme reportagem do Entre-Rios Jornal do dia 19 de maio. Na época, o matrimônio foi o primeiro casamento entre mulheres no estado do Rio de Janeiro e o segundo entre pessoas do mesmo sexo.
A união estável homoafetiva foi reconhecida no Brasil em 05 de maio de 2011 pelo Supremo Tribunal Federal. A decisão garante direitos comuns a casais heterossexuais como pensão, herança, regulamentação da comunhão de bens e previdência.
Autor: Luana Lazarini / ERJ
                                                                                   Fonte : Entrerios Jornal .

Nenhum comentário:

Postar um comentário