terça-feira, 7 de janeiro de 2014

De portas abertas Ian Matos, atleta brasileiro de salto ornamental, assume homossexualidade.

Ian Matos, de 24 anos, nasceu em Belém do Pará mas morou há 7 anos em Brasília. O jovem atleta, que acaba de se mudar para o Rio de Janeiro, contou que a capital não só o ajudou a treinar suas habilidades para o salto ornamental como tornou possível o desejo de viver abertamente sua sexualidade.
Em entrevista ao Corrêio Brasiliense, Matos falou pela primeira vez sobre sua orientação sexual. Praticante da mesma modalidade, o atleta revelou que a saída de armário do britânico Tom Daley também impulsionou a sua vontade de tornar publico quem realmente ele é.
“Quando vi [Tom Daley se assumindo], brinquei com um amigo. Falei que ia fazer também. Ele aconselhou que eu esperasse passar as Olimpíadas do Rio [em 2016] para não deixar de receber patrocínio. Não acho que vá me atrapalhar, mas também não posso pensar que o mundo concorda comigo”, declarou.
Segundo o atleta, que já foi três vezes campeão brasileiro na prova de trampolim de 1 metro, ser homossexual assumido no esporte é o mesmo que se assumir gay no colégio ou em qualquer outra situação em que possa sofrer bullying.
“Parece que, por ser homossexual, você já começa um nível abaixo. Ouvi muito ‘não vou perder para um viadinho’ ou ‘não acredito que você perdeu para o viadinho’”, contou.
Para Ian Matos, o fato de atletas brasileiros não se assumirem é devido não só ao preconceito no meio esportivo como na sociedade. “As pessoas não estão preparadas para lidar com isso”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário